25 de julho de 2010

O outro lado do espelho - 6

Carolina enxuga as lágrimas com as mãos e fala para si mesma: - Então foi assim que vim parar nesse mundo, E agora já não posso mais voltar, mas, ainda posso me casar com Augusto, É claro que posso. A única coisa que está me impedindo é Valerie. Ela é fria, sem coração, e Augusto não a conhece direito, não assim como eu. Aposto que se conhecesse não se casaria com ela. E assim ele ficaria livre para se casar comigo, Ou então... se Valerie desaparecesse, quem sabe? As pessoas às vezes desaparecem, ficam esquecidas em um canto qualquer da memória. Augusto será meu, só meu!
Canta feliz: - "Vinham pela estrada um casal de braço dado, Caminhando sorridentes pela vida afora. Passaram por uma moça esperando namorado, Ela estava triste, mas tristeza aqui não mora... "
Valerie aparece de repente - Vejo que você está feliz.
Carolina fala distraída - É, sabe, eu descobri uma coisa...
- O que é?
Carolina rindo diz: - É que você não existe.
- Até que enfim! Pensei que você não fosse descobrir nunca. Agora, você já pode ir embora...
- Eu vou esperar, preciso falar com Augusto.
- Eu já lhe disse que você não pertence a este mundo e precisa ir embora.
- Mas e se eu não quiser ir?
- Se você não voltar por vontade própria, ela; aponta para uma figura que estava todo o tempo no quarto, irá te levar. Posso garantir que não será muito agradável...
- Pois saiba que já não me importo. Ninguém me impedirá de ser feliz.
- Você não entende que só há um modo de você ser feliz... É esquecendo Augusto!
Carolina grita: - Não! Você está mentindo pra mim. Você é falsa! Está querendo se ver livre de mim, somente para ficar com Augusto.
- Você pensa que poderá ficar para sempre nessa indecisão. Ou você resolve voltar para o seu lugar, ou então, siga o destino que escolheu.
- Meu lugar é junto de Augusto. Esse é o destino que escolhi, e ninguém poderá ficar entre nós.
- Mas como você é teimosa... (Apanhando o livro) Você não leu isso até o final. Lá está escrito... "Valerie entra na igreja, Augusto a espera no altar. Ela entra deixando para trás tudo o que a impedia de ser feliz ao lado de seu amado." Você não leu? No fim Augusto fica comigo e não com você.
- Eu sei, você não precisa me dizer isso, mas eu não posso desistir, ninguém pode me impedir de tentar. Se eu desistir agora pode significar que eu tenha morrido, e mais nada terá valor algum para mim.
- É exatamente o contrário. Se desistir você viverá, e poderá ir embora daqui.
- Mentira. Você é igual ao Rodrigo, só pensa em si mesma. (Avança para Valerie.)
- Vamos, continue, o que aconteceu? Perdeu a coragem de repente?
- Eu não consigo...
- Viu só, tudo que lhe disse é verdade, você não é daqui. tem que ir embora.
- Não posso!
- Não pode? Não pode mesmo, ou não tem coragem?
- Não posso.
- Você tem medo da sua vida, e agora quer viver a minha, porque sabe que no final tudo dará certo. Você é covarde.
- Não! Não sou covarde, e nem tenho medo da minha vida. Mas eu tinha um noivo, tinha, porque você o roubou de mim!
- Agora chega, eu cansei de ser tão boazinha assim com você.
- Você nunca foi. A única coisa que você quer é que eu vá embora. Aposto que se você pudesse até me mataria.
- Eu não preciso fazer isso, você já está fazendo, você está se destruindo e tudo por quê? Por causa de um sonho absurdo!
- Não diga isso! Esse é o meu sonho. Não é uma coisa à toa, eu coloquei parte de mim na realização dele, você entende?... Parte de minha alma. (Mudando de tom ) Mas... como eu sou burra! Você não pode entender uma coisa dessa... Você não existe, e como pode ter alma se não existe?
- Você é uma louca!
Carolina grita enfurecida: - Eu não sou louca, não sou! Vocês não irão conseguir me deixar louca! - Desvairada...
- Não, não! Augusto, onde você está?
- Ele não pode lhe ouvir, sabe por quê? Porque assim como eu, ele também não existe.
Carolina fala quase sem voz: - Mentira... mentira sua!
- Nós somos apenas fantasias dessa sua cabeça perturbada. Mas ela, (Aponta para a sombra.) ela não é uma fantasia, ela é real.
- Mentira...
- Você não quer ver o rosto dela? Então pode ver. Valerie vai até a sombra e a traz para perto de
Carolina que, quase sem força para se mover, tenta retirar o véu de seu rosto.
Carolina fica aterrorizada com o que vê.
- Mas ela não tem rosto!
Passado o susto ela tenta retomar o controle da situação: - Não sei onde você quer chegar?
- É simples, essa sombra que te vigia. É ao mesmo tempo passado e futuro, ela já estava aqui quando você chegou e continuará aqui quando você se for.
- Ela não tem rosto, mas, no entanto, sinto como se ela olhasse dentro da alma.
- Todos nós temos os nossos fantasmas, só o que precisamos é aprender a conviver com eles.
- Onde está Augusto?
- Morreu!
- Como?
- Morreu, mas já encontrei outro noivo Você quer ver?
Rodrigo entra no quarto e abraça Valerie.
- Seu noivo é o Rodrigo? Você não pode fazer isso!
- Eu não disse que não seria mais boazinha com você?
- Você não pode casar com Rodrigo.
- Não foi você mesma que disse que eu o havia roubado de você? Além do mais, este não é Rodrigo.
- Como não é? É o mesmo rosto, as mesmas roupas, tudo nele é de Rodrigo!
- Quero dizer que este não é o Rodrigo, isto é, não o que você conhecia.
- Chega! Eu já estou cheia de tanta mentira. Eu não sou louca, Augusto não está morto e este é Rodrigo, meu noivo.
- Você se esqueceu que está no meu mundo? Aqui as coisas acontecem como eu quero.
- Isso não lhe dá o direito de roubar o noivo dos outros.
- Eu roubei? Não é você que vivia sonhando com o dia em que se casaria com Augusto? Quantas vezes você já não se imaginou em meu lugar? Agora chegou a minha vez de ficar em seu lugar.
- Em meu lugar? Como?
- Você não deseja tanto a minha vida? Agora então pode ficar com ela, nós trocaremos de vidas. Eu fico com a sua e você com a minha.
- Eu não quero a sua vida, você é muito má, e sua vida não me interessa.
- Como não, você não queria um casamento igual ao meu? Um vestido igual ao meu? Um noivo igual ao meu?
- Eu não queria um noivo igual ao seu, eu queria o seu. Eu quero me casar com Augusto.
- Pois então, agora eu vou me casar com Rodrigo.
- Mas Rodrigo gosta de mim e não de você.
- Quem sabe?... Ele poderia ter mudado de idéia.
- Impossível! Ele não faria isso!
- Aqui nada é impossível. Vamos embora daqui, meu amor...
Rodrigo e Valerie vão saindo, Carolina tenta impedir.
- Você não pode controlar as pessoas assim.
Valerie olha para ela. - Eu não estou controlando ninguém, Rodrigo está fazendo isso por vontade própria.
- Isso é verdade Rodrigo?
Rodrigo lhe responde friamente: - É.
- Mas você vai me deixar aqui?
- Não sei quem você é, nunca lhe vi antes.
- Nós íamos nos casar, lembra?
- Não, eu vou me casar com ela. - Aponta para Valerie.
- Não é verdade, você era meu noivo. Ela está iludindo você Rodrigo.
- Você deve estar enganada, ninguém está me iludindo, eu vou casar com a mulher que amo.
Valerie olha para Carolina e diz: - Não adianta, ele nunca se lembrará de que um dia foi seu noivo. Você se esqueceu que nós duas mudamos de vida? Agora você já não existe mais Carolina.
- Eu sei o que você quer, você quer me deixar maluca, mas não irá conseguir.
-Talvez sim, ou talvez não, quem sabe... Mas se não acredita em mim veja você mesma.
Entrega o livro à Carolina e sai com Rodrigo.

Continua...
 

Nenhum comentário: