5 de outubro de 2009

Que língua você fala?


Os jovens estão esquecendo como se escreve. Já chega as autoridades que ficam fazendo reformas no nosso léxico (eu ainda pergunto: por que banir o trema, ele não fazia nada pra ninguém, aliás, a maioria nem usava ele. Mas ele era... ah, deixa pra lá...) Os jovens nos últimos anos com o advento da internet e a queda no nível de alfabetismo vem acabando com o português (não é o da padaria) casto, escrito ou falado, desse jeito vamos voltar à idade média.
Outro dia meu amigo me ligou dizendo, cara você recebeu a minha mensagem para ir a festa ontem? Você perdeu a maior balada de todos os tempos (entende-se até o próximo final de semana), foi demais.
Eu pacientemente respondi, sua mensagem não, eu recebi sua página de teste de impressão. Era uma mistura de japonês romangi com hebraico arcaico. Algo mais ou menos assim:
Kara, vc naum sabe da urtima, vai rola a mor bld na kasa do Kbça. Mor curticao, sonzasso, mina e td +. Axo que vai bmb. Te vejo lah hj a noite, fla p/ seu irmao tb ir, fmz. T+, flw, xal.
Agora eu pergunto que é isso e já respondo é o internetês a praga que está acabando com nossa língua. È por isso que eu sou radicalmente contra qualquer tipo de chat, orkut, msn. Eu uso quase sempre as mensagens SMS do meu celular e mesmo assim escrevendo todas as letras das palavras, mesmo sendo difícil escrever num troço que tem 12 teclas, mas só 8 com as letras. Para se ter uma idéia escrever a frase “Zezé ficou zonzo com a zoada de Zazá. Zazá ficou zangada com Zezé”. Vai se levar quase dez minutos, mas eu não me importo. Como diz meu amigo Cassio: Eu não tenho dó de gastar o dedo.
É isso aí, abaixo a castração inclusive a ortográfica.

Nenhum comentário: